top of page
  • Foto do escritorSegware

5 dicas de marketing para empresas de Segurança Eletrônica

Atualizado: 17 de set. de 2020

Se você é empresário ou trabalha no mercado de Segurança Eletrônica, sabe que o segmento está mais do que nunca precisando de novas estratégias e opções para oferecer o seu serviço e fidelizar os seus clientes..

Nesse sentido, embora ainda possamos contar com formas mais clássicas de marketing, a internet aparece como uma grande aliada, já que os meios digitais são uma forma bastante abrangente e democrática de atingir a sua audiência.


Por isso, neste post vamos elencar algumas dicas de marketing para empresas de Segurança Eletrônica que você pode usar para sua empresa, e que podem auxiliar – e muito – a aumentar suas vendas. Acompanhe!


5 dicas de marketing para empresas de Segurança Eletrônica


1. Exponha sua marca


A primeira dica de marketing para empresas de Segurança Eletrônica é um conselho básico: em qualquer local em que você estiver atuando, deixe claro a presença da sua marca. Por exemplo: você já deve ter percebido que muitas empresas de segurança eletrônica colocam uma plaquinha com sua logo em lugares onde tenha instalado um portão eletrônico ou um sistema de vigilância eletrônica. E é este caminho que você deve seguir. 


Esse é um jeito de expor sua marca e uma maneira de as pessoas notarem sua empresa – afinal, quando surge a necessidade, muitas vezes é a primeira solução que vemos ou a mais frequente, que fica na cabeça. Assim, se algum possível cliente vir sua plaquinha perto da casa dele, é bem provável que ele lembre de você quando pensar em usar esse tipo de serviço.


Na mesma lógica, também vale a pena investir em alguns materiais gráficos para distribuir e divulgar sua marca, como cartões de visita, catálogos, folders e panfletos. Contudo, antes de entregá-los por aí, vale a pena estudar lugares em que faça sentido entregar esse tipo de material.


Por exemplo, pesquise quais são os locais que seu público costuma frequentar; caso você foque em lugares cujo público-alvo não é o seu, seu material pode acabar indo para o lixo, e o trabalho vai por água abaixo.


2. Faça um perfil no Google Meu Negócio


A nossa segunda dica de marketing para empresas de Segurança Eletrônica é fazer um cadastro no Google Meu Negócio. Sabe quando você busca uma empresa no Google e aparecem algumas informações básicas sobre ela já no topo das pesquisas, ao lado direito? Isso é sinal que esta empresa está cadastrada no Google Meu Negócio. 


O Google Meu Negócio é um diretório de empresas criado pelo Google e muito benéfico para estratégias de marketing, em especial para negócios locais. É um serviço grátis e, se cadastrando nele, você pode anunciar gratuitamente em páginas de pesquisa e no Google Maps.


Assim, você consegue uma exposição privilegiada na primeira página do Google e poderá criar um canal direto de comunicação entre seu negócio e seus potenciais clientes. A própria plataforma do Google ensina você a cadastrar a sua empresa.



3. Invista em marketing boca a boca

Para fazer marketing para empresas de Segurança Eletrônica, tanto meios físicos quanto digitais são importantes, mas isso não significa que você deva abandonar a forma mais clássica de todas: o marketing boca a boca.


Afinal, confiança é essencial quando o assunto é segurança eletrônica, então, se você fizer um bom trabalho, é bem provável que seja indicado por seus atuais clientes. Trabalhe para fidelizar o seu cliente com uma prestação de serviço de qualidade e torne ele um promotor da sua marca.


Nós listamos algumas dicas que você pode seguir para estimular ainda mais essa divulgação:

  • Arrume sempre a casa do cliente após o trabalho;

  • Atualize-se sempre sobre o mercado para fazer seu trabalho de forma otimizada;

  • Busque oferecer reparos e consertos no menor tempo possível sem que isso comprometa a segurança do cliente;

  • Invista em habilidades interpessoais para fornecer o melhor atendimento possível, educação e cordialidade podem fazer toda a diferença;

  • Não eleve demais os preços; faça reajustes conforme a complexidade do projeto de segurança eletrônica;

  • Peça retorno e sugestões de melhoria sobre seu trabalho;

  • Use materiais de qualidade para trabalhar. 

4. Use o marketing digital a seu favor


Como dissemos, a internet está aí para ser usada da melhor forma possível para quem deseja expor a sua empresa. E essas estratégias online para divulgar uma marca são chamadas de marketing digital. A seguir, separamos algumas que podem ser bastante úteis para você:


a. Marque presença nas redes sociais

As redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter, são boas plataformas para disseminar o conteúdo que você produz sobre a sua empresa, seja materiais falando diretamente dos seus produtos e serviços ou ajudando a resolver problemas da sua audiência.


Por isso, mantenha as páginas e perfis da sua marca sempre atualizados com esse tipo de conteúdo, sejam materiais próprios, como notícias e posts de blog – falaremos sobre isso a seguir – ou de terceiros, mas que sejam interessantes para seu público e que tenha uma frequência regular. 


b. Tenha um site e/ou blog

Se você não tiver um site e/ou blog para divulgar seu trabalho na web, pode apostar que está deixando passar a oportunidade de ser encontrado por seu público-alvo. Entretanto, para aumentar as possibilidades de ser encontrado, não basta apenas falar de seus produtos e serviços: você deve abordar problemas gerais do seu mercado que sejam úteis para sua audiência.


Por exemplo: muitas pessoas que precisam dos seus serviços buscam na internet termos como "qual é a melhor opção de segurança eletrônica". Se você produzir conteúdo sobre esse assunto, terá mais chances de ser encontrado pelo público. E, uma vez no seu blog e/ou site, é mais fácil que esse visitante acabe se interessando pelos serviços da sua empresa.


c. Use aplicativos para se comunicar melhor com seu público-alvo

Um dos desafios no marketing para empresas de Segurança Eletrônica é manter um bom relacionamento com leads e clientes. E, para isso, usar alguns apps pode ser uma boa ideia.


Um deles é o WhatsApp. Você pode, por exemplo, deixar seu número disponível para que leads e clientes entrem em contato e peçam ajuda, aumentando a retenção de clientes. Você pode usá-lo também para fazer ofertas sazonais e, assim, incentivar recompras e renovações.


Outra sugestão é contar com o trabalho de aplicativos de fornecedores, como o Segware MySecurity. O aplicativo permite que o cliente monitore pelo celular ou notebook, em tempo real, tudo o que acontece com o seu patrimônio. Isso ajuda a empresa a diminuir custos, além de auxiliar na conquista e fidelização de clientes.



5. Utilize a metodologia do Inbound Marketing


A última dica de marketing para empresas de Segurança Eletrônica é usar o Inbound Marketing. O Inbound Marketing é uma metodologia que usa as mídias de marketing digital (blog, site, redes sociais, aplicativos etc.) para atrair a atenção dos leads fornecendo conteúdo – que pode ser publicado no blog, site ou redes sociais, como citamos anteriormente –, para só depois oferecer o produto ou serviço propriamente dito.


Essa metodologia é bastante eficiente para o segmento de Segurança Eletrônica porque a lógica é que a empresa primeiro se prove uma autoridade do tema, conquistando a confiança do consumidor. Apenas após isso é que ela oferecerá seus produtos e serviços.

-

Gostou de nossas dicas sobre marketing para empresas de Segurança Eletrônica? Ficou com alguma dúvida? Aproveite e conheça agora todas as possibilidades que o Segware Sigma oferece. Fale conosco e peça uma demonstração!

2.861 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page