top of page
  • Foto do escritorSegware

6 dicas para gestores da área de segurança

Atualizado: 17 de set. de 2020

Em um cenário com elevados índices de criminalidade, são diversas as empresas e empreendimentos que buscam por soluções de segurança que garantam a integridade das pessoas e a proteção do seu patrimônio.

Nesse contexto, o trabalho realizado por um gestor da área de segurança torna-se indispensável. Afinal, é esse profissional que vai realizar todo o planejamento, controle e execução dos processos relacionados à segurança, tais como: elaboração de políticas e diretrizes de segurança, mapeamento de riscos, adoção de medidas preventivas, gerenciamento de equipes, entre outros.


Para alcançar os objetivos propostos para a segurança, é preciso que o gestor seja um profissional capacitado e bem treinado, com profundo conhecimento teórico e prático dos processos que envolvem sua atuação.


Neste post, separamos 6 dicas para gestores da área de segurança que desejam se destacar e otimizar seus processos. Acompanhe!


1. Antecipe-se


O gestor da área de segurança precisa estar sempre um passo à frente e, para isso, é necessário saber identificar possíveis focos geradores de crise. Isso exige experiência, capacitação e capacidade de análise das situações e ameaças, sabendo o momento de aplicar todos os recursos e encontrar as melhores soluções estratégicas para antecipar, prevenir e resolver qualquer crise que possa vir a acontecer.


Vale notar que, para que o gestor consiga identificar e analisar os riscos envolvidos nas atividades, é preciso desenvolver uma atuação conjunta com as organizações para a elaboração de políticas e diretrizes de segurança, garantindo a estabilidade e a continuidade dos negócios.


2. Aprenda a liderar pessoas


Por definição, o gestor da área de segurança é um líder. E, como tal, deve se relacionar e trabalhar com diferentes pessoas todos os dias, seja em equipe ou individualmente. Se por um lado as competências técnicas podem ser adquiridas por meios de estudos e experiências práticas, a gestão de pessoas exige competências muito mais subjetivas.


Nesse sentido, o gestor deve saber não apenas como se comunicar, como falaremos adiante; é preciso saber motivar, ouvir e gerar confiança da equipe, fatores que facilitam o controle dos resultados planejados, levam a um aumento da produtividade e, como consequência, permitem uma melhora nos processos de segurança.


Por fim, liderar pessoas também diz respeito à criação de uma estrutura organizacional sólida, estabelecendo políticas e procedimentos internos, além de delegar responsabilidades.


3. Capacite-se frequentemente


Para seguir crescendo na profissão, é preciso que o gestor da área de segurança continue a se capacitar com frequência, especialmente em relação às inovações e novas tecnologias que surgem no mercado com a promessa de otimizar os processos de segurança, seja na área administrativa ou técnico-operacional.


Além disso, é preciso atualizar-se em relação à legislação (municipal, estadual e federal) e aos conhecimentos técnicos exigidos para a profissão, uma vez que cabe ao gestor lidar com responsabilidades relacionadas a temas comunicacionais, estatísticos, financeiros, legais, logísticos, entre outros.


4. Conheça a área em que atua e saiba aplicar o conhecimento


O gestor da área de segurança deve ser alguém com profundos conhecimentos especializados na área. Mais do que isso, esse profissional deve saber como transferir todo o seu domínio teórico e técnico para a prática. Além disso, o gestor deve ser capaz de transmitir seus conhecimentos e sua expertise à sua equipe, formando, direcionando e avaliando seus subordinados em tarefas específicas de segurança, agregando, assim, cada vez mais valor aos processos.


5. Saiba como se comunicar adequadamente


Saber como se comunicar adequadamente com a equipe é indispensável para a gestão em segurança. Seja de forma verbal ou escrita, é preciso que o gestor desenvolva uma comunicação clara e objetiva, que seja capaz de transmitir autoridade e confiabilidade, de maneira a garantir o cumprimento das suas demandas.


6. Utilize a tecnologia ao seu favor


Com novas soluções técnicas no mercado, o trabalho dos gestores na área de segurança tem ganhado agilidade e tornado-se mais eficaz. Por meio de tecnologias como aplicativos para dispositivos móveis, sistemas ERP e armazenamento em nuvem, o profissional consegue planejar e supervisionar as demandas de maneira muito mais assertiva, otimizando os processos da equipe, economizando recursos e aumentando a segurança das pessoas e do patrimônio que defende.


Além disso, com o auxílio desse tipo de inovação, é possível ter acesso a informações estratégicas, como dados e métricas de cada equipe. A partir deles, o gestor consegue identificar quais ajustes precisam ser feitos, bem como quais ações têm dado resultado. Assim, a tomada de decisões torna-se um processo ainda mais sistematizado, baseado em informações concretas e relevantes para o futuro da organização.


Na grande maioria das organizações, o gestor da área de segurança tem papel fundamental. Em um país em que os riscos e as ameaças são abundantes e frequentes, poder contar com um profissional especializado para o desenvolvimento da atividades de segurança se tornou um fator decisivo.


Nesse sentido, é preciso que o gestor seja capaz de agregar uma série de competências e habilidades de natureza conceitual, técnica e humana para garantir a segurança das pessoas e bens envolvidos, além de permitir que seus subordinados realizem suas tarefas da melhor maneira possível e sem riscos.


E para você, o que é mais importante para um gestor da área de segurança? Deixe-nos um comentário compartilhando suas experiências. Aproveite e acesse o blog da Segware e veja mais conteúdos exclusivos sobre o assunto.


Veja o vídeo que preparamos:



351 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page