top of page
  • Foto do escritorSegware

As 5 tecnologias mais importantes para o mercado de segurança em 2019

Atualizado: 17 de set. de 2020

Conhecer as novidades da tecnologia de segurança é fundamental para oferecer um serviço exemplar. Os consumidores exigem ferramentas e graus de segurança cada vez maiores e mais sofisticados. Quanto mais avançadas as tecnologias, maior a sensação de segurança em um ambiente.


Além disso, as novas tecnologias são vantajosas também para a empresa, pois trazem eficiência ao trabalho de monitoramento. Ter acesso rápido aos dados de monitoramento, obter imagens precisas e identificar padrões nos eventos facilitam as respostas às ocorrências. Com isso, o tempo e os recursos usados em cada atividade são menores, gerando maior economia para a empresa.


Sabendo da importância de conhecer as tendências, reunimos neste post as tecnologias mais relevantes para o mercado de segurança em 2019.


#1 Armazenamento em nuvem


O armazenamento em nuvem vem facilitando o acesso e a gestão de informações em muitas empresas, e no mercado de segurança não é diferente. Armazenar arquivos e dados em nuvem é manter as informações alocadas em servidores distantes do local onde os dados foram produzidos. Assim, não é necessário ter acesso ao hardware que armazena as informações para poder acessa-las. Basta uma conexão à internet de qualquer dispositivo e o acesso autorizado à nuvem.


Para a área de segurança e monitoramento, poder armazenar os dados em nuvem traz grandes vantagens. A primeira e mais latente trata-se da economia com infraestrutura de servidores. Neste quesito custos como: aquisição e manutenção de servidores, licenciamento de softwares e energia elétrica por exemplo. Com isso, não é mais necessário se preocupar com o limite de armazenamento ou manutenção da quantidade de dados.


O Segware Sigma, nosso software de monitoramento, já usa essa tecnologia. Seu sistema está hospedado na Amazon Web Service (AWS). Com isso, oferece um processamento de eventos 20 vezes mais rápido que os concorrentes.


Além da facilidade de poder acessar as informações de qualquer dispositivo ligado à internet, o armazenamento em nuvem oferece maior segurança aos dados. É possível determinar limites de privacidade e acesso tanto com relação às informações quando de acordo com o usuário que está acessando.


Tais características são ainda mais relevantes à medida que os equipamentos de segurança produzem um número crescente de dados. Como por exemplo as câmeras IP, sobre as quais falaremos a seguir.


Ainda sobre o armazenamento em nuvem, uma grande vantagem é a não necessidade de realização de backups e atualizações. É muito comum empresas de monitoramento perderem toda sua base de dados por não terem realizado um backup.


#2 Câmeras IP


As câmeras com tecnologia IP ou câmeras de rede são consideradas as mais avançadas no monitoramento de ambientes. Trata-se de câmeras digitais que, por possuírem o seu próprio endereço IP, conectam-se diretamente a uma rede de computadores e à internet. Por isso, elas dispensam uma infraestrutura específica de instalação e manutenção.  


As câmeras IP registram imagens com melhor definição e resolução, inclusive em ambientes noturnos. Elas podem substituir até 8 câmeras analógicas, o que as torna vantajosas para o monitoramento de grandes ambientes.


Além disso, essas câmeras possuem gravador ativado por sensor de movimento. Isso significa que elas podem ser configuradas para iniciar a gravação apenas quando um movimento for detectado. Dessa forma, economiza-se no armazenamento de dados.


Algumas dessas câmeras também são capazes de enviar notificações para a central ou para o operador de monitoramento caso identifiquem algo fora do comum. Dessa forma, o atendimento de ocorrências torna-se mais rápido.


#3 Reconhecimento de placas e controle de acesso


Um dos usos específicos dessas câmeras inteligentes é o reconhecimento de placas, ou LPR (License Plate Reading). A partir do reconhecimento óptico de caracteres (OCR), é possível identificar um veículo e as informações registradas sobre ele em um banco de dados. O reconhecimento pode ser feito tanto em carros parados quanto em movimento e tem diversas aplicações.


Caso identifique um veículo roubado, a câmera pode enviar uma notificação para a seguradora responsável. Mas caso indique que se trata de um veículo vinculado a atividades criminosas, como invasões e sequestros, a câmera pode acionar um alerta para a central de monitoramento. Dessa forma, a segurança é feita antes mesmo de uma situação adversa ocorrer.  


Essa tecnologia também pode ser aplicada a situações mais usuais como o monitoramento de estacionamentos rotativos e o controle de acesso a condomínios e empresas. Nesse último caso, a LPR libera o acesso apenas para os veículos previamente autorizados no banco de dados. No caso de automóveis visitantes, as placas podem ser automaticamente registradas e categorizadas como tal.


#4 Aplicativos de segurança em dispositivos móveis


Com o armazenamento de dados em nuvem e as câmeras conectadas à rede, surge a possibilidade de fazer o monitoramento de qualquer dispositivo ligado à internet. Existem hoje no mercado diversos aplicativos para smartphones e tablets com funcionalidades que vão desde visualizar o registro das câmeras em tempo real até transformar o próprio celular em uma câmera de monitoramento.


Os aplicativos permitem controlar o gravador de vídeo, gerenciar as câmeras e ativar o envio de alertas quando forem detectados movimentos e sons suspeitos. A principal vantagem dos aplicativos é que podem ser utilizados em dispositivos de uso corriqueiro, como os smartphones. Com isso, qualquer pessoa pode fazer o monitoramento e de qualquer lugar.


O app Segware MySecurity, por exemplo, permite armar e desarmar alarmes, acessar o histórico de eventos e visualizar notas fiscais e boletos do serviço de segurança. Os clientes valorizam o uso dos aplicativos aliado ao monitoramento tradicional pois trazem praticidade e transparência, trazendo maior fidelização. Além disso, esse tipo de tecnologia permite maior personalização, com o app sendo customizado para a marca do cliente, estreitando a relação entre a empresa e o cliente.


#5 Inteligência artificial


A última tecnologia que destacamos – e que vai fazer a diferença daqui pra frente – é a inteligência artificial (IA). A IA cruza e analisa os dados coletados pelos equipamentos de monitoramento para identificar padrões e oferecer conclusões sobre eles.  


Essa análise está se tornando cada vez mais rápida, podendo ocorrer inclusive em tempo real. Um exemplo é a identificação de condições fora da normalidade para locais específicos. Quando a anormalidade é percebida, o sistema envia um alerta para os profissionais da área. Isso faz com que o operador tome conhecimento da situação de alerta antes mesmo de uma ocorrência significativa ocorrer.


À medida que aumenta o número de dados armazenados, o sistema aprimora o cruzamento dessas informações, de modo a identificar os padrões e fazer recomendações de maneira cada vez mais precisa e assertiva.


Essa inteligência é uma grande aliada para quem trabalha com monitoramento e segurança pois traz maior rendimento no trabalho e menor exposição dos profissionais a situações de risco. Enquanto o sistema faz análises de maneira muito mais rápida do que os operadores, estes podem se concentrar no que fazem de melhor: atendimento rápido e de qualidade.


Conclusão


A tecnologia no mercado de segurança está tornando o monitoramento cada vez mais simplificado e assertivo. A possibilidade de ter imagens de qualidade, acessíveis de vários lugares, e uma inteligência que recomenda ações com precisão, facilita o trabalho. Assimilar essas tecnologias nas empresas é uma vantagem tanto em termos de excelência quanto de produtividade. A resposta mais eficiente às ocorrências oferece mais segurança aos clientes. E a eficiência no atendimento traz redução de custos e qualidade no serviço.

212 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page