top of page
  • Foto do escritorSegware

Estratégia comercial para empresas de segurança

Atualizado: 17 de set. de 2020

Assim como em todos os outros ramos, as empresas de segurança precisam de uma estratégia para vender os seus serviços. É fato que hoje em dia as pessoas e as empresas estão cada vez mais preocupadas com o seu patrimônio e segurança. Porém, também existem diversas empresas surgindo com a promessa de garantir essa segurança.


Então, como garantir que a empresa será bem-sucedida e ter uma ótima carteira de clientes? O passo fundamental é formular uma estratégia comercial desde o início do negócio. Selecionamos aqui os principais pontos que devem ser considerados para ter sucesso nas vendas.


1. Defina um nicho de atuação


Embora a segurança seja uma necessidade de todos, cada tipo de cliente atendido tem os seus problemas específicos. O que é importante para uma escola, por exemplo, não é relevante para uma loja de equipamentos eletrônicos. Uma joalheria certamente precisará de serviços diferentes de um salão de beleza.


Da mesma maneira, uma empresa de segurança que atende a clientes muito diferentes dificilmente conseguirá oferecer um serviço de excelência a todos eles. Cada um tem uma necessidade.


Assim, definir um nicho de atuação é muito importante. Para isso, o primeiro passo é avaliar que tipo de cliente a empresa é capaz de atender com qualidade. Querer atender um cliente que exige mais do que a sua capacidade no momento é um tiro no pé, pois provavelmente ele ficará insatisfeito com o serviço.


Conhecendo o cliente que será atendido, é possível definir melhor os serviços oferecidos e os preços que poderão ser praticados.


Definida essa parte, a maneira de divulgar e vender o serviço de segurança será muito mais fácil.


2. Saiba como vender o seu serviço


O processo de venda de serviços é um pouco diferente que o de venda de produtos. No caso dos serviços, o cliente está interessado no resultado que obterá com o trabalho oferecido. Por exemplo, na área de segurança e monitoramento, o cliente deseja, de modo geral, que a sua integridade física e a de seu patrimônio sejam asseguradas.


Assim, o vendedor do serviço deve mostrar que a forma como ele trabalha é a mais adequada para entregar aquele resultado que o cliente deseja.


É por isso que saber quem é o seu cliente é tão importante. Com esse perfil, é possível entender quais são as suas necessidades reais. No momento de conversar com o potencial cliente, deve-se apresentar por que e como o seu trabalho resolverá aquelas dores e problemas.


3. Garanta que seu cliente esteja satisfeito


Suponha que uma venda tenha sido realizada e o cliente começou a usufruir do serviço. A estratégia comercial termina aí? Certamente não. Ainda mais importante do que garantir uma venda, é certificar-se de que o cliente está satisfeito.


O cliente satisfeito é o melhor aliado da sua estratégia comercial.

Isso porque uma pessoa satisfeita tem mais chances de recomendar esse serviço a outro cliente em potencial. Ao escolher um serviço, as pessoas confiam em quem está próximo a elas. Também preferem ouvir a opinião de quem já testou aquele serviço e sabem dizer se, de fato, ele é bom ou não. Em outras palavras, se ele entrega o que promete.


Por isso, tratar bem os seus clientes, resolver os problemas com prontidão e garantir a qualidade do serviço, também são fundamentais para a sua estratégia comercial.


4. Dê visibilidade à sua marca


Além do marketing boca a boca, que é essa indicação de serviço de pessoa para pessoa, um bom negócio deve ser visível às pessoas. Essa é a forma de mostrar para quem não te conhece que a sua empresa existe.


No ramo de segurança, é muito comum incluir nos portões das casas ou prédios monitorados, uma placa com o nome da empresa que realiza aquele serviço. A placa mostra que aquele local é monitorado, e mais do que isso, mostra para outras pessoas quem é o responsável pela segurança.


Podemos pensar, por exemplo, em um bairro residencial onde algumas casas possuem monitoramento de determinada empresa. Algum vizinho que veja a placa da empresa de segurança no portão das casas próximas à sua pode se interessar pelo serviço. Certamente o fato de outras pessoas do bairro confiarem naquela empresa é um bom motivo para que ele também confie.


Outra forma de dar visibilidade à marca é por meio da internet. Hoje, a maioria de nós faz pesquisas pela internet quando quer comprar alguma coisa. Assim, ter uma página online ou estar nas redes sociais facilita com que os clientes em potencial te encontrem.


Conclusão


Pensar a estratégia comercial para empresas de segurança não se limita à divulgação e vendas do serviço. É importante definir o perfil de cliente que se deseja atender, entender as suas necessidades e mostrar como o seu serviço resolverá esses problemas. Durante todo o processo, é fundamental garantir que o cliente seja bem tratado e esteja satisfeito com o serviço. Afinal, ele será o principal divulgador do seu trabalho.


Veja mais no vídeo abaixo:



491 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page