• Segware

Um guia completo sobre Controle de Acesso

Como o nome indica, o controle de acesso faz parte das estratégias de segurança relacionadas ao gerenciamento de entrada e saída de pessoas, veículos e encomendas de condomínios e ambientes variados, principalmente, os com grande movimentação.


Em linhas gerais, o conceito descreve toda ação que conta com tecnologia para proteger a integridade de bens e das pessoas.


Atualmente, existem inúmeros modelos que podem contribuir para uma maior qualidade de vida dos seus clientes, agregando valor às suas soluções de segurança eletrônica.


Abaixo vamos te guiar pelo universo do que é o controle de acesso, como ele funciona e quais tipos são mais indicados para a sua realidade. Vamos lá?


Guia: o que é Controle de Acesso


Controle de acesso diz respeito às tecnologias (hardware e software) que têm como principal função o gerenciamento do acesso a determinados ambientes, especialmente, de locais que contam com fluxo elevado de pessoas, materiais e veículos.


É o caso, por exemplo, de empresas, condomínios, academias, instituições de ensino ou qualquer outro local em que o acesso seja restrito.

Por aqui, na Segware, descrevemos com riqueza de detalhes o que está por trás de todo controle de acesso e quais são as suas vantagens. Confira!


Guia: Benefícios do Controle de Acesso


Além de reduzir as falhas em relação à segurança patrimonial, um controle de acesso efetivo torna a rotina dos condomínios e dos ambientes a que está associado em algo mais prático e dinâmico.


Em outro conteúdo da Segware mostramos as 6 principais vantagens conectadas ao controle de acesso, que vão desde a inibição de roubos e furtos até a integração com outras soluções digitais importantes, como a portaria remota.


Confira aqui o conteúdo completo e descubra quais sãos os benefícios!


Tipos de Controle de Acesso


As ações de criminosos e o consequente aumento do número de ocorrências, em especial nas grandes cidades, demandam, cada vez mais, que as tecnologias relacionadas ao controle de acesso também sejam sofisticadas.


Para alcançar esse objetivo, atualmente existem muitas soluções responsáveis por realizar o controle de acesso com eficiência e precisão. As principais são:


Senha


Trata-se de uma tecnologia de fácil operação, tornando o acesso por parte do usuário mais ágil. Geralmente, o controle por senha é utilizado em sistemas mais simples e que requerem níveis mais baixos de segurança.


Isso acontece porque a senha é impessoal e pode ser facilmente repassada a terceiros sem autorização. Por esse motivo, é uma solução mais utilizada para restringir o acesso a condomínios, bem como aos blocos e áreas comuns do empreendimento.


Cartão de acesso ou tag


Muito utilizado em ambientes corporativos, tanto para funcionários quanto para visitantes. Funciona como uma espécie de credencial do usuário, permitindo ao sistema identificá-lo e liberá-lo de acordo com as restrições estabelecidas pela própria empresa. A liberação é feita por meio da aproximação ou introdução do cartão ou da tag a um leitor.


Trata-se de um recurso especialmente útil para empresas que precisam restringir ou liberar o acesso de determinados colaboradores a determinadas áreas ou departamentos da empresa, limitando e organizando a circulação de pessoas e possíveis brechas na segurança do local.


Biometria


Um dos recursos mais seguros disponíveis no mercado, a biometria já vem sendo utilizada inclusive no controle de acesso a condomínios residenciais.


Todo o procedimento de liberação de acesso a determinados ambientes se dá por meio da autenticação da impressão digital, reconhecimento facial ou até mesmo leitura da íris de cada usuário, tornando a identificação altamente personalizada e intransferível, o que dispensa a necessidade de adoção de sistemas complementares.


Como identificar o controle de acesso ideal para cada cliente


Como vimos, existem diferentes soluções que podem ser adotadas para realizar o controle de acesso a empresas, residências e condomínios. Obviamente, cada uma delas possui custos, finalidades e níveis de segurança diferentes.


Para identificar o sistema mais adequado para cada cliente, é fundamental conhecer suas necessidades e avaliar o tipo e a quantidade de acessos que ele pretende controlar.


Condomínio residenciais, por exemplo, podem se beneficiar de soluções que, além de controlar o acesso de pessoas e veículos ao empreendimento, ofereçam também sistemas de monitoramento em áudio e vídeo, liberação para áreas comuns e restrição à entrada nos blocos.


No caso de empresas, pode ser necessária uma solução mais robusta, que abranja também o controle estratégico a áreas específicas, bem como servidores, galpões e ambientes com bens de alto valor.


Seja qual for o caso, para escolher o sistema mais adequado para cada cliente, é preciso considerar:

  • a quantidade de portas a serem controladas;

  • os pontos de acesso que serão monitorados;

  • o nível de segurança pretendido/necessário;

  • quais métodos de identificação serão utilizados (cartões, tags, biometria, senha etc.).

Na hora de procurar um sistema de controle de acesso, certifique-se de investir em uma ferramenta que ofereça as melhores funcionalidades e possibilite todos os benefícios que citamos acima. Não se esqueça de que sua empresa precisa estar constantemente preocupada com a experiência do cliente final, para que possa alcançar os resultados esperados.


Segware Acess - a solução de controle de acesso que combina com você


Após a avaliação dos pontos mencionados acima, é preciso identificar quais tecnologias do mercado conseguem de fato aliar teoria à prática.


Ou seja, inovam e, de fato, resolvem a "dor" dos clientes.


230 visualizações