top of page
  • Foto do escritorSegware

Quanto tempo uma empresa de monitoramento recém-criada leva para começar a atender?

Além de trâmites legais para a abertura de uma empresa, para abrir uma empresa de monitoramento é necessário estar atento a outras etapas específicas do segmento, como a escolha das tecnologias de segurança eletrônica, a capacitação dos novos funcionários e contratação de um sistema (ou software) especializado para alarmes e imagem. Nesse momento, é comum que o empreendedor tenha dúvidas sobre quando conseguirá iniciar o atendimento. Principalmente, porque a escolha da tecnologia de gestão de eventos de alarme pode impactar diretamente no tempo para o começo da operação.


A decisão de empreender leva tempo, o futuro empreendedor precisa estar certo de que possui as características pessoais adequadas para a função, é necessário ter desenhado um plano de negócios e, claro, obter recursos para o capital inicial.


Durante a etapa de estudo e pesquisa sobre o mercado de segurança eletrônica, surgem dúvidas recorrentes, uma das principais é sobre o tempo necessário para começar a operação de monitoramento de fato.


É claro que, para entender melhor o cenário, começar rápido depende de alguns fatores. Neste post, listamos três, indicando as respostas como ponto de partida, confira.


Qual tipo de monitoramento é o mais adequado para quem está correndo contra o tempo?


Se você precisa começar logo a atender seus primeiros clientes, ofereça imediatamente o monitoramento por alarmes.


A instalação do painel de alarme e dos sensores pode ser realizada em poucos minutos e em todo tipo de lugar. Aproveite este momento para verificar a viabilidade da instalação de câmeras de segurança, para o monitoramento por câmeras, porque este tende a ser um tipo de serviço novo que você pode oferecer daqui a algum tempo.


Escolha painéis de alarme e sensores de boa qualidade, pois equipamentos ruins gerarão um número muito grande de disparos em falso, o que vai aumentar muito as suas despesas com ligações e deslocamentos até o cliente final.


Posicione corretamente os sensores e, por precaução, escolha um painel de alarme com dois chips GRPS de empresas de telefonia diferente. Isso manterá a qualidade do seu serviço. A redundância em segurança eletrônica é importante, pois a falta de cobertura do serviço de monitoramento pode dar margem à sinistros sem que você saiba que eles aconteceram.


Contrate pelo menos um profissional com experiência em instalação de projetos de segurança eletrônica, se você mesmo já não tiver esse conhecimento, porque garantir a qualidade da instalação é uma forma de reduzir os custos desde o começo.


Como otimizar o tempo na capacitação dos funcionários?


Para quem está começando agora: não é necessário contratar profissionais com larga experiência na área de monitoramento, porque além dos custos com salários altos, você precisa identificar qual será a rentabilidade do seu negócio primeiro para mantê-los no quadro de funcionários.


Pense nas características pessoais, pessoas interessadas em aprender, que sejam organizadas e que compartilhem os mesmos valores que os seus. Isso já será um bom filtro.


Tenha em mente que oferecer um serviço de qualidade é o que fará você se destacar no mercado, por isso, mesmo que a operação de monitoramento possa parecer algo complexo no começo para alguns funcionários, transfira tranquilidade a eles “vamos todos aprender juntos”. Essa postura vai se refletir, também, na escolha do sistema (ou software) para a operação de monitoramento. Escolher uma empresa parceira que ofereça capacitação flexível e serviço de suporte técnico é fundamental.


Busque identificar, portanto, se a empresa de tecnologia tem cursos gravados em formatos interessantes para aprendizagem fluir sem grandes obstáculos. E se conta também com suporte técnico 24/7 para não deixar você sem atendimento quando mais precisar.


Com isso, você otimiza o tempo investido na capacitação da sua equipe e garante bons resultados desde o começo.


Que tipo de software pode reduzir o tempo para o início da operação de monitoramento?


Para começar logo a monitorar seus clientes, tenha em mente que você vai precisar ter o mínimo de estrutura de TI possível, porque a implantação do software de gestão de eventos de alarme precisa ser rápida.


Softwares baseadas na tecnologia Cloud, ou seja, elaborados para a nuvem e hospedados na internet podem ser utilizados na mesma hora. Com isso, você tem uma economia inicial de capital e de tempo bastante grande.


A vantagem de abrir uma empresa e começar rapidamente a prestar o serviço de monitoramento é de poder sentir o mercado, entender quais são os perfis de clientes da região e de que modo você poderá prover um serviço que os satisfaça.


Junto com o software de alarmes em Cloud, confira se a empresa pode lhe oferecer outros adicionais, como aplicativos e portais na internet. Geralmente, os benefícios que as soluções de apoio trazem têm o foco na fidelização de clientes. Afinal, nada adianta sair desbravando a cidade em busca de novos clientes se você não conseguir mantê-los satisfeitos com a sua empresa, não é mesmo?


Tendo em mentes esses objetivos, portanto, você consegue passar pelos trâmites legais e começar a oferecer o serviço no mesmo dia da contratação do software.


Restou alguma dúvida sobre o assunto ou possui alguma sugestão? Compartilhe conosco abaixo pelos comentários.

91 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page