top of page
  • Foto do escritorSegware

Segurança em armazenamentos na nuvem

Atualizado: 22 de dez. de 2021

O armazenamento em nuvem – ou cloud computing – é uma tecnologia que vem se expandindo para diversos setores. Trata-se de uma forma de armazenar documentos, aplicações e softwares em servidores externos.


Nesse caso, os arquivos não ficam em um hardware, como por exemplo, HD’s específicos dentro da empresa de monitoramento, por exemplo. Esses arquivos e informações passam a ser guardados por uma empresa de armazenamento de dados em servidores que podem ficar em qualquer lugar do mundo – às vezes até em mais de um lugar. E quem utiliza esse tipo de serviço pode acessar e consultar seus arquivos e softwares a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, contanto que tenha permissão de acesso.


Essa tecnologia gera muitas dúvidas e desconfiança. Afinal, como garantir que os arquivos e as informações estejam seguras e que não sejam acessadas por pessoas desautorizadas, ou mesmo por hackers?


A verdade é que o armazenamento em nuvem é ainda mais seguro do que o armazenamento tradicional em um HD ou diretório interno, ou seja, softwares que não precisam ser instalados no computador, estarão com seus dados e informações mais seguros quando salvos em nuvem . E nós vamos explicar o porquê.


Integridade das informações


Em termos de assegurar que os arquivos e dados não serão perdidos, o cloud computing é muito mais confiável do que o armazenamento local. Isso porque quando os dados estão alocados em um único dispositivo, corre-se um risco muito maior de furto, extravio ou de acesso por pessoas não autorizadas, ou até mesmo cópia de arquivos sensíveis. Além de falhas nas quais o equipamento é danificado e informações acabam perdidas, como em caso de queima ou problemas técnicos do hardware.


E infelizmente, todo aparelho eletrônico está sujeito a isso, por isso, pensar que isso não irá acontecer com você, é um pensamento bem arriscado.


Além disso, informações em HD ou diretório interno precisam de backups manuais para garantir que as informações não se percam abruptamente por avarias ou roubos. Em muitos casos, empresas precisam contratar colaboradores específicos para gerenciar essa atividade de manutenção, conservação e backups de arquivos.


No armazenamento em nuvem, todos esses problemas são resolvidos. Os dados podem ser acessados de quaisquer dispositivos. Os backups são feitos automaticamente, de modo que não exista a necessidade de se preocupar ou perder tempo com isso.


E a integridade dos seus dados e informações ficará a caráter de permissões de acesso pré definidas, entre o cliente e a empresa responsável pelo armazenamento em nuvem.



Controle reforçado do acesso


O cloud computing permite um controle de acesso às informações que é praticamente impossível de oferecer nas formas tradicionais de armazenamento.

Os sistemas possibilitam não só apenas determinar quem tem acesso aos dados, mas também definir qual o nível de acesso de cada usuário. Isto é, pessoas diferentes podem ter permissão para ver arquivos diferentes – ainda que todos estejam armazenados no mesmo sistema em nuvem.

Essa é uma grande vantagem com relação à privacidade das informações e à produtividade dos funcionários de uma empresa, já que a sua equipe estará focada no negócio, na operação, não precisando se preocupar com a integridade dos dados.


Proteção contra invasores


Naturalmente, as empresas responsáveis pelo armazenamento em nuvem têm um cuidado redobrado com a segurança dos dados. Qualquer problema relacionado a isso pode afetar seriamente a credibilidade da empresa. Por isso, as tecnologias contra invasores são mais avançadas.


As informações armazenadas em nuvem são criptografadas. Esse método de codificação de dados é baseado em um sistema de algoritmos matemáticos complexos, o que o torna muito difícil de ser quebrado. Para decodificá-lo, é preciso uma chave de acesso complexa, extensa e aleatória.


Os custos são menores


Com todas essas vantagens, você pode pensar que os custos com o serviço de armazenamento em nuvem são maiores. Mas é exatamente o contrário.


Essa tecnologia permite acesso rápido e fácil a recursos de T.I. com flexibilidade e baixo custo. No cloud computing você não precisa fazer nenhum grande investimento em tecnologia, seja esse investimento em hardware ou software.


Tendência para várias áreas


Esses motivos fazem com que o cloud computing seja muito mais prático para empresas dos mais diversos setores, especialmente aquelas que precisam de uma alta capacidade de armazenamento e de processamento dos dados.

Esse é o caso das empresas de monitoramento e segurança, que precisam garantir a confidencialidade dos dados dos clientes, além de oferecer um atendimento veloz.

Por esse motivo, o Segware Sigma Cloud, software de gerenciamento das atividades de monitoramento e segurança, é armazenado na nuvem. Ele está hospedado na AWS (Amazon Web Services), o mesmo servidor usado por empresas como Globo, Netflix e Unilever.

O Segware Sigma Cloud é pioneiro no mercado em oferecer o sistema de monitoramento totalmente online, possibilitando ser acessado a qualquer hora e lugar. A plataforma, que é intuitiva, ágil e completa, permite o controle total da central de monitoramento. As ocorrências são todas tratadas na mesma tela, não importando se é um evento de alarme, imagem (VMS), controle de acesso, portaria remota, híbrida ou autônoma. Além disso, o software fornece relatórios completos que apoiam as decisões estratégicas da empresa.

O fato de ser armazenado em nuvem é uma das vantagens do Segware Sigma Cloud. Com todas as funcionalidades oferecidas, o cloud computing oferece mais praticidade, pois não é preciso se preocupar com backups ou servidores. Para complementar, a segurança do sistema é mais robusta.

A plataforma conta com o certificado SSL (Secure Sockets Layer), um protocolo de segurança que permite a troca segura de informações entre o visitante e o servidor que hospeda o site. O protocolo é usado em alguns algoritmos de criptografia.

Além disso, o banco de dados do AWS está preparado para suportar um grande tráfego de informações, o que possibilita uma maior velocidade de processamento e resposta do sistema. Sua capacidade é equiparada à de gigantes como Facebook, LinkedIn e SAP. Isso garante a rapidez e o desempenho necessário para uma atividade de monitoramento.


Armazenamento em Nuvem no Mercado de Segurança


O cloud computing é especialmente útil no mercado de segurança. Por todos os benefícios já citados, já que não precisará fazer altos investimentos em hardwares como super computadores e servidores, menor custo com manutenção, já que não precisará realizar backups, contratar novos colaboradores focados nessas atividades, isso sem contar na simplicidade de implementação. Não fique para trás, softwares em nuvem, como o Segware Sigma Cloud, ganham cada vez mais força e espaço no mercado de segurança eletrônica.



Conclusão


O cloud computing é a tecnologia mais segura, moderna, eficiente e barata em termos de armazenamento de dados na atualidade. Ele oferece facilidade e controle de acesso, além de mecanismos que garantem a integridade e recuperação das informações.

Armazenar os dados em nuvem é uma forma de garantir mais segurança, praticidade e produtividade para a empresa, já que se desperdiça menos tempo com backups e segurança local das informações.

Parece bom demais para ser verdade e é! Se interessou em saber ou ter mais detalhes? Conheça melhor sobre a nossa solução: o software Segware Sigma, único, de alta performance e, é claro, em nuvem.



477 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page