top of page
  • Foto do escritorSegware

Vantagens do software na nuvem (SaaS) em relação aos outros modelos

Atualmente, fala-se cada vez mais em SaaS – Software as a Service. Esse conceito tem se disseminado em diversos segmentos, e diversas áreas têm adotado o SaaS como seu modelo de negócio. Mas, afinal, o que é SaaS? Qual é a sua diferença para o modelo on premise? E, especificamente para o mercado de segurança, quais são as vantagens? Tudo isso você verá neste post. Então, acompanhe e boa leitura!


O que é SaaS e como funciona?


O SaaS – Software as a Service ou Software como Serviço – é uma espécie de evolução da Cloud Computing ou Computação em Nuvem, que tem como objetivo oferecer o melhor do software sem que seja preciso instalar novos programas nos computadores de uma empresa.

Em vez de necessitar comprar novas licenças, esse modelo é vendido como um serviço por meio de assinaturas mensais, e é acessado pela nuvem por meio do acesso à internet. As funcionalidades são atualizadas continuamente pelos provedores, fazendo com que o produto esteja sempre atualizado com as melhores soluções do mercado.

Por ser vendido como serviço, não é preciso fazer a contratação de outros recursos além do acesso ao software. Assim, as empresas podem usar o sistema "pay per use". Em outras palavras, elas pagam somente pelo que usam em determinado tempo.


Quais as vantagens do SaaS?


Entre as vantagens do SaaS, podemos citar:


1. Acesso a qualquer hora e qualquer lugar

Um dos princípios básicos do SaaS é que ele está acessível a qualquer hora e qualquer lugar. Por meio de um navegador e uma conexão com a internet, os usuários podem acessar o software a qualquer momento, fazendo disso um diferencial importante que dá mais agilidade, mobilidade e praticidade aos colaboradores, estando dentro ou fora do ambiente corporativo. E isso se torna ainda mais importante em tempos de pandemia e atividades home office.


2. Atualizações automáticas e constantes

As atualizações das plataformas SaaS são realizadas pelos fornecedores, então as empresas clientes não têm que se preocupar em fazer downloads ou a instalação de novas versões. Assim, a empresa pode sempre estar segura de que terá acesso à última versão dos serviços usados, evitando erros, indisponibilidade e vulnerabilidades.


3. Integração e personalização

Provedores de SaaS que possuem um modelo de arquitetura de software do tipo multitenant, ou seja, em que uma única plataforma atende a vários clientes, podem ajustar a aplicação para atender às demandas dos diversos perfis de consumidores.

Muitos fornecedores de Software como Serviço também oferecem a personalização de recursos para atender às necessidades específicas da empresa, além da possibilidade de integração com sistemas ERP (Enterprise Resource Planning).


4. Escalabilidade

O modelo SaaS oferece às empresas a possibilidade de contratarem o serviço conforme suas demandas. Assim, é possível escalar os recursos se a empresa crescer, migrando para pacotes com escopo maior ou menor, de acordo com a necessidade.


5. Foco no seu negócio

Ao optar pelo SaaS, você não tem necessidade de se preocupar tanto com atualizações manuais de softwares, backups de seus dados, infraestrutura interna, manutenções emergenciais e periódicas etc.

Assim, você e seu time ganham mais tempo para focar no trabalho cotidiano e entender a evolução do seu negócio e dos seus resultados. Ao passar menos horas criando, mantendo e atualizando os sistemas, você pode passar mais horas evoluindo a própria empresa dentro do mercado.


6. Redução de custos

Por ser hospedado em nuvem, o SaaS possibilita à empresa cliente diminuir ao máximo suas infraestruturas e licenças, porque não é mais necessário usar servidores e máquinas para rodar os softwares contratados. Com qualquer dispositivo conectado à internet, pode-se ter acesso aos serviços, não precisando mais realizar as atualizações e manutenções por conta própria.


7. Segurança de dados

O SaaS evita que os usuários mantenham informações importantes em seus dispositivos, porque tudo ficará salvo em nuvem. Assim, mesmo que algum computador tenha alguma falha ou seja invadido, recuperar esses dados é mais simples.

Além disso, fornecedores do serviço têm acesso a profissionais capacitados e estabelecem protocolos rígidos de acesso, sem que haja necessidade de investir em ferramentas caras de proteção.



Quais são os benefícios do SaaS para o mercado de segurança?


Além das vantagens gerais que o SaaS oferece, o mercado de segurança também é especialmente beneficiado pelo Software como Serviço. A seguir, elencamos alguns desses benefícios:


1. Pagamentos por mês

Com um pagamento feito mensalmente, o investimento é diluído na carteira, e o cliente paga apenas pelo que usa. Assim, ele não precisa investir um valor alto para a compra da licença de um software. Isso evita que você tenha que investir e ter esse custo sem ter a certeza de que o software vai atender sua empresa ou mesmo se seu negócio dará certo.


2. Maior garantia de permanência

Empresas que alugam um software oferecem maior garantia de permanência, uma vez que a empresa passa a ter uma receita fixa, dando maior garantia de continuidade e evolução do software.


3. Pagamento pelo serviço, e não pelo produto

Faz mais sentido pagar pelo serviço do que pelo produto. Afinal, se você paga pelo produto e ele não atende às suas expectativas e demandas, esse investimento terá sido desperdiçado. Mas, se você paga pelo serviço, tem a oportunidade de "testá-lo"; se não funcionar para você, basta não renovar a assinatura.


4. Reajustes acordados em contrato

Caso o valor da mensalidade aumente, se ele estiver além das possibilidades financeiras do cliente, pode ser renegociado. Entretanto, os reajustes costumam constar em contrato, e nunca devem ser maiores do que é previamente acordado.



Agora que você sabe mais sobre SaaS, que tal investir em um software de monitoramento e segurança que ajude a tornar seu negócio mais eficiente e competitivo? Para isso, certifique-se de buscar uma ferramenta que forneça as melhores funcionalidades, para que possa alcançar os resultados esperado.


Quer saber mais? Então fale agora conosco e peça uma demonstração!


564 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page